Eu te convido a ler a seguir, algumas reflexões sobre a relação cultura e estratégia, lifelong learning e como o autoconhecimento pode influenciar em nossos resultados.
Boa leitura!
1. Um “ralo” de recursos ignorado nas empresas.
Tem um dado alarmante que identifiquei recentemente lendo um pesquisa, que pode estar drenando recursos da sua organização também. E quer saber? Cabe ao time de líderes perceber e reagir.
Segundo essa pesquisa da Mckinsey* com mais de 350 lideranças brasileiras, apenas 4% dos entrevistados consideram existir uma conexão entre cultura e estratégia atualmente. Isso indica um vasto campo a ser trabalhado nesse sentido.
A dica para a liderança é direta: é preciso identificar a cultura que sustentará a estratégia do futuro, e começar a praticá-la hoje. Líderes devem ser o próprio exemplo dessa cultura, manifestando-a através de seu dia a dia, decisões, relações com as pessoas, agendas e prioridades.
O próximo nível envolve liderar pessoas, valorizando e reconhecendo quando a cultura desejada se manifesta nas equipes. Assim, criamos um ambiente onde a cultura realmente sustenta e impulsiona a estratégia organizacional.
“A cultura come a estratégia no café da manhã.” – Peter Druker
Quer ver o vídeo que gravei falando sobre isso? Assista aqui.
* As 10 macrotendências que estão moldando as organizações brasileiras – McKinsey (out/2023).
2. Lifelong Learning: Você está realmente aprendendo, ou apenas acumulando informação?
Publiquei um artigo sobre as principais armadilhas que nos impedem de aprender mais e melhor. Veja se você não está caindo em nenhuma delas. Para ser honesto, eu já caí nas 4.
Para fins de contexto, vamos lembrar que Lifelong Learning significa aprender ao longo da vida, mudar comportamentos e praticar para realmente aprender. Mas como todo termo da moda, tem muita gente usando, ou até tentando praticar, mas não tomando o cuidado para não cair nas armadilhas que separam quem tenta, de quem realmente faz.
Trabalhando com aprendizagem há mais de 20 anos, identifiquei algumas armadilhas que impedem o aprendizado efetivo para a maioria das pessoas, inclusive eu. A seguir, listo quatro delas para que você reflita:
- Falta de autorresponsabilização: O aprendizado é pessoal e único; cabe a cada um definir o que precisa aprender para chegar onde quer, e buscar as experiências que apoiarão esse processo.
- Distração: Com tantas opções de entretenimento, é fácil perder horas sem se expor ao que de fato pode agregar.
- Dificuldade na autogestão emocional: Aprender algo novo pode gerar desconforto, pois exige sair da zona de conforto e lidar com emoções, como medo ou frustração.
- Falta de abertura ao novo: Nossas interações sociais são uma fonte potencial de muito aprendizado, mas é preciso estar aberto para absorver as lições que elas oferecem.
Superar essas barreiras exige autoconhecimento e disciplina. Eu te convido a ler o artigo completo e entender tudo isso mais a fundo, no LinkedIn.
3. Realidade x Autoconhecimento
A falta de autoconhecimento pode levar a percepções distorcidas e problemas muitas vezes desnecessários, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Enfrentamos desafios diariamente, e a busca por soluções pode ser em vão, se não pudermos entender a raiz do problema. O autoconhecimento traz clareza, e nos previne às armadilhas da mente.
Convido você a fazer do autoconhecimento sua prática diária. É através dele que desvendamos nossos padrões, superamos limitações e nos tornamos conscientes de nossa própria realidade.
4. Liderança Consciente aterrissa na Europa!
Com o coração cheio de alegria, comunico que o livro ‘A Potência da Liderança Consciente‘ está no maior evento literário de Portugal, o Festival Literário de Óbidos – FOLIO. Falei num painel sobre liderança na plenária principal do Festival, com uma sessão de autógrafos em seguida.
Celebro com vocês a expansão da Liderança Consciente para o continente europeu! 😃
Na próxima quinta, dia 17/10, estarei no Parque Tecnológico de Óbidos, participando de uma mesa redonda, onde debateremos sobre a Liderança Humanizada no ambiente tecnológico. Estarei com essas duas autoras feras especialistas em liderança, Caroline Marcon e Iraci Bohrer. A transmissão ao vivo, é às 10h30 (horário de Brasília), via Zoom diretamente do Parque Tecnológico de Óbidos, em parceria com a Editora Gente. Para se inscrever, clique aqui: https://bit.ly/3BCBq3A
Quer levar o método do livro ‘A Potência da Liderança Consciente’ para a sua empresa? Vamos conversar! WhatsApp (11) 93377 9034.
Um abraço afetuoso,
Daniel Spinelli