“Conexões e empatia – cada um de nós receberá o que oferecemos aos outros”

yoga-4849683_1920

Estava em um café aqui na Índia, quando li um artigo da Natasha Badhwar, jornalista e escritora indiana, e compartilho aqui provocações interessantes sobre a forma como utilizamos as palavras, as quais têm o poder de criar ou de bloquear os canais de diálogo. 

“Descartamos com muita rapidez aqueles que parecem diferentes de nós – como se o objetivo da comunicação fosse causar divergências em vez de construir uma ponte entre as pessoas”, ela diz.

Você recentemente teve uma discussão com alguém de quem não pretendia se afastar? 

Temos todas as ferramentas para estabelecer  relacionamentos mais humanos e empáticos, sejam eles pessoais ou profissionais, que buscam construir mais do que destruir, mesmo com aquelas pessoas das quais divergimos.

“Podemos recuperar a paz em nosso ambiente; nós apenas temos que concordar em desarmar o que é projetado para nos dividir.” finaliza Natasha.

Fecho o jornal e, enquanto termino meu café, percebo que há um quadro com o rosto de Mahatma Gandhi, a própria expressão da não-violência. Lembro com nostalgia do Brasil e desses tempos de opiniões divididas e posicionamentos rígidos. Então, respiro fundo o ar de Dharamsala, aspirando que cada pessoa possa usar mais suas palavras com a intenção genuína de promover a paz e o diálogo. (prática de sabedoria no nível de fala) 

Vou deixar o link para o artigo completo AQUI. Boa leitura e reflexões para você!

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × 4 =