Quer evoluir a sua capacidade de conexão autêntica?

Posts Dani (2)

Um pouco de reflexão para não esquecermos do mais importante: as pessoas.

Às vezes, estamos super focados em nossa evolução pessoal: lendo, meditando, fazendo cursos, mentoria ou ouvindo podcasts. Isso tudo é muito bom, desde que não nos transformemos num ser que considere que vale mais do que os demais seres, o que não é raro de acontecer, não é mesmo?

Então eu lhe pergunto: você acredita que o mundo precisa mais do quê? Mais tecnologia? Mais pessoas inteligentes? Ou mais sabedoria, humanidade e generosidade?

Cuidado para não me entender errado! Não advogo contra o progresso, apenas acredito que o mesmo deve estar à disposição da evolução humana e do cuidado com o nosso planeta.
E isso passa inevitavelmente pela nossa capacidade de se conectar melhor com as demais pessoas.
Acredito, inclusive, que não vai haver espaço para lideranças no futuro do trabalho que não demonstrem essa qualidade de forma autêntica.

Quer evoluir a sua capacidade de conexão autêntica? Aqui vão 3 práticas que vejo em pessoas de grande valor e destaque nas suas áreas de atuação.

#1 – Cumprimente todas as pessoas olhando-as nos olhos e com a mesma consideração e respeito, não importa se você está cumprimentando a pessoa que faz a limpeza de um escritório ou o presidente da empresa. O nome disso é equidade.

#2 – Quando alguém está falando ou agindo de forma agressiva, ao invés de reagir também com agressividade, procure não levar para o lado pessoal. Aguarde um pouco, respire, reflita e tente entender o que está por trás daquela situação. Muitas vezes uma pergunta do tipo – “Fulano, está tudo bem contigo?” –  pode revelar, por exemplo, que ali tem alguém passando por um grande desafio pessoal e não está conseguindo manter o equilíbrio emocional. Isso demanda paciência e equilíbrio emocional.

#3 Quando precisar tomar uma decisão que impacta outras pessoas, procure, quando possível, envolvê-las na decisão. Existem diversos métodos ágeis e/ou colaborativos de envolver pessoas na elaboração de um projeto ou numa tomada de decisão. A maior surpresa será: pessoas envolvidas tendem a compreender e depois se comprometer muito mais  com o processo.

Trouxe exemplos do ambiente de trabalho, mas note como essas práticas podem ser levadas para todas as áreas da vida.
Revisando:
#1 – Praticar equidade desde o cumprimento
#2 – Praticar paciência e equilíbrio emocional diante de um momento difícil  da relação
#3 – Envolver as pessoas impactadas numa tomada de decisão

E aí? Qual delas você acredita que pode aplicar mais no seu dia a dia?

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × 3 =