Treinamento da mente para a felicidade

Você sabe por que um dos melhores treinamentos mentais é o de encontrar contentamento no que normalmente lhe causa tédio (1)

Por que um bom treinamento mental deve nos preparar para encontrar contentamento no que normalmente nos deixaria entediados?

Há várias formas de se explicar isso, uma delas é através do funcionamento do nosso cérebro. Os estudos mostram que muitos dos nossos maus hábitos e vícios começam com a sensação de tédio, que pode nos fazer buscar atividades que tragam algum tipo de prazer e sensação de recompensa, gerando assim a dopamina.

A dopamina é um neurotransmissor que está diretamente envolvido na regulação da motivação e do humor. Infelizmente, isso pode levar a construção de hábitos negativos, como o uso de drogas, o vício em jogo, comida ou internet, ou outras atividades compulsivas que dão uma sensação de recompensa momentânea. Ao longo do tempo, isso pode desencadear uma busca constante por essas recompensas e estabelecer condicionamentos e comportamentos prejudiciais à saúde, ao bem-estar e até mesmo à sua capacidade produtiva e de realização de projetos de longo prazo. 

Talvez  alguns hábitos que você esteja querendo eliminar tenham essa origem. Se você fosse capaz de permanecer mais tempo sem o estímulo que seu cérebro  se condicionou a abastecer-se de dopamina, isso ajudaria muito. Ou seja, a capacidade de silenciar e não reagir imediatamente diante de um estímulo, do ponto de vista do desenvolvimento de uma mente mais forte, é um caminho para uma mente mais autônoma.

Sim, você pode desenvolver a capacidade de encontrar contentamento, mais energia e felicidade, mesmo não seguindo tantos estímulos. É a tal da ‘simplicidade’, que os estudos sobre felicidade estão apontando.  

Se queres ter uma mente mais forte, mais capaz de seguir compromissos de longo prazo e que seja menos manipulável, comece a implementar práticas diárias que lhe ajudem com isso. Não é uma tarefa fácil, especialmente com tantas possibilidades e facilidades de acesso a recursos tão estimulantes ao alcance das mãos, mas sim, é uma tarefa possível.

Na próxima vez que estiver sentindo tédio, pense que ele pode ser seu amigo. Antes de espantá-lo, traga mais à consciência como quer fazer isso.

O tema lhe interessa? Continue me acompanhando por aqui, meu compromisso é continuar estudando o tema, usando minha própria mente como laboratório e compartilhando o que tenho aprendido no caminho. O que você pensa sobre isso? Faz sentido?

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × 1 =